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Market Share: entenda o que é, como funciona e qual a importância

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O Market Share é, basicamente, a porcentagem de relevância de uma empresa se comparada aos concorrentes.

Quer entender mais sobre todos os aspectos levados em consideração no Market Share? Então, continue a leitura e confira os próximos tópicos deste artigo!

O que é Market Share?

O Market Share é, simplificando seu conceito, a análise da participação de empresas no mercado de diversas maneiras.

O principal objetivo dessa análise é conseguir determinar, através de porcentagens, quais são as maiores empresas em um mesmo campo de atuação, assim como sua força e o motivo de serem maiores ou menores que outras.

Por que o Market Share é importante para o meu negócio?

A partir da análise feita, é possível apurar quais empresas se sobressaem às outras, em quais aspectos e por quê.

Confira abaixo algumas das informações importantes que podem ser conseguidas através do Market Share:

  1. O seu público

Através da participação de mercado, é possível conhecer melhor o público da sua empresa, além do público que ainda pode ser conquistado.

Ter estas informações é muito útil para tomadas de decisão mais bem planejadas quanto ao marketing do seu negócio.

  1. O volume de vendas da sua empresa

O volume de vendas – ou número de usuários – também pode ser apurado por meio do Market Share, ajudando a avaliar a porção de mercado de outra forma.

  1. O tamanho da empresa diante dos competidores

Por mais inovadora e diferente que uma empresa seja, é natural que existam concorrentes no ramo.

E,  como o Market Share também é um reflexo disso, através dele é mais fácil entender o valor da empresa e sua força no mercado.

Acompanhar a participação de mercado e suas variações é uma das melhores formas de saber se a estratégia de marketing dessas empresas está trazendo o resultado esperado.

Seu aumento ao longo do tempo é um bom sinal e indica que o planejamento feito pela gestão está dando certo. Entretanto, perceber diminuição do Market Share não é um bom sinal, indicando que a empresa precisa agir e tentar sair por cima de seus concorrentes.

Como calcular o Market Share?

Para calcular o Market Share da sua empresa, é possível utilizar alguns métodos diferentes. Conheça três deles:

  1. Pelo valor de mercado

Este método se baseia em fazer uma comparação entre a sua empresa e as concorrentes, com base em seus valores de mercado. A fórmula do cálculo é a seguinte:

Market Share = seu valor de mercado ÷ valor de mercado total das principais empresas do ramo.

  1. Público-alvo como base

Para calcular o Market Share desta maneira, é preciso cruzar estudos demográficos e estatísticas (como as do IBGE, por exemplo) com os dados da sua empresa sobre a base de clientes. Veja a fórmula:

Market Share = clientes já conquistados ÷ potenciais clientes na área de atuação.

  1. Faturamento

Uma maneira mais complicada pois, em alguns casos, pode ser necessário fazer algumas estimativas ou até encomendar estudos para descobrir as informações utilizadas para a seguinte fórmula:

Market Share = Receita da sua empresa ÷ Receita total das mais relevantes empresas do setor.

Você já conhecia esta estratégia?

O Market Share é uma ótima maneira de manter o controle sobre como uma empresa está se saindo no mercado. Ao avaliar seus investimentos em uma empresa ou, até mesmo, ao querer medir o sucesso da sua empresa, faz-se necessário ter os números da sua participação debaixo do braço para acompanhar a real relevância no setor.

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